AULA DE INDICADORES ÁCIDO-BASES: COMO FAZER O SANGUE DO DIABO.


 Nas demonstrações de como se comportam os indicadores ácido-bases:fenolftaleina, alaranjado de metila e azul de bromotimol.  Há um experimento especial que é a fenolftaleína em meio básico         ( hidróxido de amônio). Por ter uma cor violeta, tendendo ao vermelho, ela é conhecida como "Sangue do Diabo"  e é usado em brincadeiras com amigos.

Hidróxido de amônio é um composto instável que se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia evapora-se muito rapidamente. Dessa forma quando a  solução é espirrada, em tecido ou papel branco, mancha todos. Passados alguns instantes o líquido fica incolor e a roupa volta ao estado normal sem deixar nenhum vestígio.
Como fazer esse experimento em casa:
Material:

• Hidróxido de amônio (líquido) - comparada em farmácia.
• Fenolftaleína (encontrada em laboratórios de análises químicas)
• Álcool (álcool comum usado na limpeza doméstica)
• Água

Procedimento:

1. Preparo do indicador: Misture 40 ml de fenolftaleína com 70 ml de álcool. Essa solução é denominada de indicadora porque fica avermelhada em meio básico e neutra em meio ácido;

2. Em outro recipiente misture 170 ml de água e 100 ml de Hidróxido de amônio;

3. Adicione o indicador aos poucos no recipiente contendo solução de Hidróxido de amônio. O que ocorre? Haverá mudança na coloração, se quiser uma solução mais avermelhada, coloque mais solução de fenolftaleína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário